"ECO é a reflexão do som, é a noção de casa, é o meio ambiente.
ECOS se propagam em ondas."
“ECOS – Quatro Estações de Arte e Sustentabilidade” é uma programação cultural contínua realizada no Ponto de Cultura AMÓ – Lugar de Bem Viver e outros espaços de arte, cultura e edução em Maquiné no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. O município é caracterizado pelo maior contingente de Mata Atlântica preservada no Estado, seus rios e cachoeiras e a presença de comunidades tradicionais. Ao longo do ano de 2025, o projeto reúne artistas e agentes culturais que irão compartilhar com o público seu trabalho e sua experiência. Cada estação do ano lança o foco em uma área artística diferente: no verão a música, no outono as artes cênicas, no inverno as artes visuais e na primavera as artes integradas. O projeto oferece uma programação ampla de atividades, buscando a difusão, qualificação, formação e criação de produtos culturais. Através da arte, se discutem temas como sustentabilidade, meio ambiente e transformação social.
O projeto é idealizado pelo AMÓ – Lugar de Bem Viver, uma produtora e Ponto de Cultura situado entre as margens do Rio Maquiné e a Reserva Biológica da Serra Geral. Todas as atividades têm entrada franca.
O projeto ECOS – Quatro Estações de Arte e Sustentabilidade é realizado com recursos da Lei Complementar n° 195/2022, Lei Paulo Gustavo e tem apoio do Programa Iberescena e da Prefeitura Municipal de Maquiné.
Realização: AMÓ
Produção: Mirella Rabaioli, Pascal Berten, Rouã da Luz, Dri Barbosa, Valeria Bastos
Registro audiovisual: Mirella Rabaioli
Design: Resumagem
Assessoria de imprensa: Anaiara Ventura
Artistas convidados: Adriana Deffenti, Alessandro Müller, Alex Pantera, Arauco, Coral Ka'aguy Porã, Demétrio Xavier, Ekin, Fabiana Ester, Genifer Gerhardt, Isabella Lacerda,
José Verá, Klemente Tsamba, Lupe Schüler, Mayura Matos, Mirella Rabaioli, Oendu de Mendonça, Pascal Berten, Paulo Guimarães, Tânia Farias, Tricuíras