ECOS – Temporada de Arte e Sustentabilidade
"ECO é a reflexão do som, é a noção de casa, é o meio ambiente.
ECOS se propagam em ondas."
ECOS é uma temporada de Arte e Sustentabilidade realizado no municipio de Maquiné no Litoral Norte do Estado, caracterizado pelo maior contingente de Mata Atlântica preservada, seus rios e cachoeiras e a presença de comunidades tradicionais. Entre os meses de setembro e outubro de 2021 o projeto reúne artistas e agentes culturais de diversas linguagens de expressão que irão compartilhar com o público seu trabalho e sua experiência. A programação é composta por residências artisticas, apresentações de música, espetáculos e filmes, oficinas, rodas de conversa e feiras.
As residências oferecem às/aos artistas convidadas/os um espaço em meio à natureza para o aprofundamento de suas pesquisas e processos criativos. Como contrapartida, elas/eles ministrarão workshops intensivos em formato de imersão, abertas para o público e ainda poderão apresentar algum resultado da residência.
As apresentações artísticas promoverão a circulação de bens culturais na região e a formação de público em áreas majoritariamente rurais. Artistas locais e de outras cidades do Estado apresentarão trabalhos de excelência artística vinculados à questão da sustentabilidade.
As oficinas são direcionadas para públicos específicos como estudantes de escolas públicas com o fim de aproximá–las/los de diferentes linguagens de expressão e manifestações culturais, ao mesmo tempo que discutem desafios atuais como ecologia, preservação e patrimônio cultural.
As rodas de conversa serão abertas para o público em geral e constituem espaços de trocas, aprendizagens e experiências culturais.
O projeto é idealizado pelo AMÓ – Lugar de Bem Viver, uma produtora e centro cultural situado entre as margens do Rio Maquiné e a Reserva Biológica da Serra Geral. Todas as atividades têm entrada franca.
O projeto ECOS – Temporada de Arte e Sustentabilidade está sendo realizado com recursos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio do Pró-cultura RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura.
Realização: AMÓ
Produção: Mirella Rabaioli, Pascal Berten, Valeria Bastos
Montagem: Rossano Mansan
Registro audiovisual: Mirella Rabaioli
Design: Resumagem
Assessoria de imprensa: Bebe Baumgarten
Artistas convidados: Comunidade Kilombola Morada da Paz, Coral Arai Ovy, D’Amaru, Eugenio Barboza, Francesco D’Avila, Gil Azeredo, Marcelo Tcheli, Mirella Rabaioli, Projeto Ecopoética
Imagens no site: Anderson Astor, Filme Nhemonguetá, Lutierry Haubmann, Mirella Rabaioli