Content from Youtube can't be displayed due to your current cookie settings. To show this content, please click "Consent & Show" to confirm that necessary data will be transferred to Youtube to enable this service. Further information can be found in our Privacy Policy. Changed your mind? You can revoke your consent at any time via your cookie settings.
Websérie HABITAT
Uma websérie de Mirella Rabaioli sobre Casas Bioconstruídas em Maquiné. Disponível para assistir aqui: https://youtube.com/playlist?list=PL6kXBGvjbvrWpyitxq5Su90K56nwRcbB5
e-book HABITAT
Um livro de Zé Lúcio e Pascal Berten com fotografia de Camila Hein sobre Casas Bioconstruídas em Maquiné. Disponível para download aqui: https://drive.google.com/file/d/1eRwPNlOm1qe8DgGqXEIR5TRusjLQ8WGq/view?usp=sharing
Conferência sobre Bioconstrução
Conferência sobre Bioconstrução com a YAPÓ Arquitetura e Engenharia Consciente. Disponível para assistir aqui: https://youtube.com/live/pBXxJuuLWl4?feature=share
Lançamento do livro "Habitat – casas bioconstruídas e artesanais de Maquiné"
Obra originou do Projeto Habitat – de pesquisa, formação e resgate de patrimônio cultural do município
Dia 25 de março, das 17h às 20h ocorrerá o evento de lançamento do livro "Habitat – casas bioconstruídas e artesanais de Maquiné" no Multiespaço Aterra, no distrito municipal Barra do Ouro. Na ocasião, haverá a conferência “O panorama da bioconstrução no Brasil como caminho para uma arquitetura sustentável” com integrantes da Yapó - Arquitetura e Engenharia Consciente, de Porto Alegre. A conferência também será transmitida ao vivo pelo canal do AMÓ no YouTube. No evento, ainda terá exibição da websérie “Habitat”, produzida por Mirella Rabaioli. A noite encerra com um coquetel.
O livro com autoria de Zé Lúcio e Pascal Berten e fotografia de Camila Hein é resultado do projeto Habitat, financiado pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul. Além da publicação, que será distribuída gratuitamente nas versões física e digital, o projeto incluiu a pesquisa de quatro meses e uma vivência de formação em bioconstrução básica na aldeia Mbyá Guarani com o cacique André Benites. Serão distribuídos exemplares em espaços culturais, escolas e bibliotecas de Maquiné e região; além do público geral mediante solicitação.
A obra reúne 10 histórias de pessoas que construíram suas casas e lugares de convivência de forma sustentável, bem como fotografias, técnicas e matérias utilizados. Em diversas partes, ela contextualiza sobre a relevância das bioconstruções para o meio ambiente do município, que é um dos últimos com floresta remanescente da Mata Atlântica do RS. Na apresentação do livro, Zé Lúcio esclarece que: “Isso não é um manual de técnicas construtivas, pois muitas delas são passadas e aprendidas através da linguagem oral, de experimentações e intuições. Cada uma das casas abordadas é única, fruto de um processo criativo e isso às aproxima do campo da arte. As casas escolhidas são uma pequena amostra do patrimônio construtivo de Maquiné e das histórias e saberes que levaram à elas.”
Serviço:
Lançamento do livro "Habitat – casas bioconstruídas e artesanais de Maquiné"
Data: 25.03.2023 - Horário: 17h às 20h
Local: Aterra Multiespaço, Rua do Comércio 984, Barra do Ouro. Maquiné/RS
Programação: Conferência sobre bioconstrução com a Yapó (com transmissão ao vivo pelo AMÓ no Youtube); lançamento do livro "Habitat – casas bioconstruídas e artesanais de Maquiné"; distribuição gratuita do livro; lançamento da websérie "Habitat" com 1 episódio por espaço retratado; coquetel de lançamento.
Inscrições: evento gratuito, informações com Pascal pelo telefone (051) 99502.1737.
O projeto HABITAT propõe um processo de pesquisa, criação e formação em torno da arquitetura tradicional e alternativa como parte do patrimônio cultural do Litoral Norte Gaúcho. O processo resulta na criação de um catálogo impresso e digital de casas artesanais e bioconstruídas do município de Maquiné, RS.
Será feito a pesquisa e levantamento de dados das moradias construídas com materiais naturais e de baixo impacto ambiental no município, situado no Litoral Norte e caracterizado pelo maior contingente de Mata Atlântica preservada no Rio Grande do Sul. Essas edificações e as técnicas construtivas oriundas de diversas épocas e tradições compõem o patrimônio cultural material e imaterial desta região. Elas constituem verdadeiras obras de arte, criadas em harmonia e respeito à natureza, resgatando saberes ancestrais e explorando novas tecnologias. O catálogo conta com imagens fotográficas dos ambientes internos e externos, ficha técnica das obras, assim como uma descrição das casas e entrevistas com as/os moradoras/es e construtores.
O projeto ainda propõe a realização de um curso de bioconstrução, ministrado pelo cacique mbya-guarani e auto-construtor André Benites. Este curso apresenta conceitos básicos sobre bio-construção e ainda aproxima os participantes da cultura dos mbya- guarani, um dos povos indígenas da América do Sul. O curso terá duração de 4 horas.
Por fim, será realizado um lançamento do catálogo e uma conferência com o coletivo de arquitetos YAPÓ – Arquitetura consciente com transmissão on-line. A YAPÓ vai expor o panorama da bio-construção no Brasil como caminho para uma arquitetura sustentável. O evento terá duração de 1,5 horas.
Concepção artística: O catálogo contem uma apresentação do projeto e introdução conceitual. Na parte principal, as casas artesanais e bio-construídas são retratadas juntamente com seus habitantes em ambientes externos e internos, vistas globais e detalhadas, a fim de dar um panorama da obra e fazer o leitor vivenciar a casa. As fotografias documentais são acompanhadas por informações técnicas das obras e um texto descritivo e/ou uma entrevista com as/os moradores e construtores. Para cada obra se disponibiliza 4 páginas do catálogo. Serão retratadas pelo menos 10 obras representativas de diferentes estilos, tradições e técnicas construtivas. O catálogo terá 128 páginas em formato A5. A tiragem da versão impressa é de 500 (quinhentos) exemplares.
Difusão: O catálogo na versão impressa será distribuído de forma gratuita para a rede de escolas e bibliotecas públicas, associações de turismo e de moradores, movimentos e sindicatos rurais, profissionais da área de construção, centros culturais da região e demais interessados.
A versão digital do catálogo será disponibilizado na íntegra na plataforma de publicação digital e no site do espaço cultural AMÓ para visualização e download. O conteúdo será ainda divulgado em páginas do espaço cultural AMÓ no facebook e instagram.
Contrapartida ambiental: Como contrabalanço ao impacto ambiental do projeto, serão plantadas 100 (cem) árvores de espécies nativas da Mata Atlântica. Além disso, o catálogo será produzido a partir de matéria-prima de fontes de reflorestamento certificadas, quando disponíveis no mercado.
O projeto é idealizado pelos espaços culturais aTerra e AMÓ – Lugar de Bem Viver. Todas as atividades têm entrada franca.
O projeto Habitat está sendo realizado com recursos do Pró-cultura RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Coordenação geral: Lucio Canabarro
Produção executiva: AMÓ
Pesquisa: Lucio Canabarro e Pascal Berten
Fotografia: Camila Hein
Registro audiovisual: Mirella Rabaioli
Design: Resumagem
Assessoria técnica: YAPÓ