ESTAÇÃO VERÃO / MÚSICA
Programação Completa
Flyer para download
Lançamento ECOS e Aniversário da Retomada
Data: 25 de janeiro de 2025
Local: Canto da Terra, centro, Maquiné, RS
https://maps.app.goo.gl/qcrh7wF3F7AYcHZJ9
Foto: Kristina Rosa
17h30 - Abertura
Abertura do projeto ECOS - Quatro Estações de Arte e Sustentabilidade.
18h - Recital “Pacha” com Demétrio Xavier
O cantor interpreta canções de Atahualpa Yupanqui, Victor Jara, entre outros no recital, inspirado nos “Cantos do Sul da Terra”, título de seu terceiro álbum, de 2018, e também do programa que o cantor apresenta na Rádio FM Cultura. O recital terá, além do melhor do cancioneiro latino-americano, histórias de suas vivências. Demétrio Xavier tem cerca de 40 anos dedicados à pesquisa e difusão da música popular de matriz crioula do Prata.
Viva Cultura!
Data: 22 de fevereiro de 2025
Local: Ponto de Cultura AMÓ – Lugar de Bem Viver
https://maps.app.goo.gl/8W6YbBCWUY5oZjM28
Foto: Rafael Rosa
À partir das 15h - Feira e banho de rio
O Ponto de Cultura AMÓ convida para curtir uma tarde pertinho do rio Maquiné. Vai ter Feirinha com artesanato, brinquedos, comidas e bebidas – tudo feito por artesãos e produtores locais.
15h - Contação de histórias Ciranda das Estrelas
O espetáculo de contação de história musical, destinado à primeira infância, é inspirado no livro homônimo de Daniella Porciuncula. O livro conta a história de uma família de estrelas que estava prestes a cantar a sua clássica canção de ninar e percebeu que faltava uma estrelinha. Essa apresentação é financiada pelo PROGRAMA RETOMADA CULTURAL RS – BOLSA FUNARTE DE APOIO A AÇÕES ARTÍSTICAS CONTINUADAS 2024.
16h - Roda de Conversa ‘Cultura Viva’
Com a presença de representantes de Pontos de Cultura do Litoral Norte, vamos conversar sobre atuação desses espaços e a ampliação da Cultura Viva na região.
18h - Mostra do processo Residência Artística
O artista residente vai compartilhar com o público uma amostra do processo de pesquisa e criação, realizado ao longo de 1ª semana no AMÓ, em meio à natureza.
19h - Show “Litoral Roots” e lançamento de EP com Banda Arauco
Arauco, um grupo apaixonado pela cultura de Abya Yala, une a essência brasileira, litorânea e gaúcha em sua música, fluindo entre o reggae, a música popular brasileira e a cúmbia. Seu som transcende fronteiras, abraçando a diversidade e ecoando a maresia do litoral. Nesse dia será lançado o primeiro EP! São 3 faixas que expressam sua visão como artistas do Litoral Norte do RS! Elas falam das nossas vidas e dos mundos que sonhamos em construir com nossa arte! Atualmente conta com a formação de Jade Rocha, Ézio Silva, Raphael Rosa, Alex Paz de Jah e Fernando Lóis.
Residência Artística Música
Data: 17 a 23 fevereiro
Local: Ponto de Cultura AMÓ
Foto: Mirella Rabaioli
O AMÓ oferece aos músicos do RS a oportunidade de aprofundar suas pesquisas e processos criativos em meio à natureza. A residência inclui alimentação, hospedagem e uma bolsa de pesquisa. Inscrições a partir de 15/01 aqui!
Imersão de Canto com Adriana Deffenti
Data: 1 e 2 de março
Local: Ponto de Cultura AMÓ
https://maps.app.goo.gl/8W6YbBCWUY5oZjM28
Foto: Douglas Barcelos
Oficina para cantores profissionais e amadores, aborda aspectos técnicos e interpretativos da performance vocal na canção popular. Em exercícios em grupo e individuais, os participantes experimentarão a voz em diferentes posturas e impostações que conduzam a novas ressonâncias vocais, contribuindo para o entendimento do corpo enquanto instrumento musical. Adriana é cantora, flautista e compositora de Porto Alegre, que mistura muitos gêneros diferentes, como o folclore argentino, jazz, samba, mas essencialmente MPB. Vencedora do Prêmio Grão de Música 2020 e de quatro Prêmios Açorianos de Música (RS).
Inscrições a partir de 01/02 aqui!
Oficina Encanto pela Música com Lupe Schüler
Data: 18 de março a 03 de junho, toda 3ª-feira das 18 às 20 horas
Local: Escola de Arte e Cultura da Paz Dedo Verde
https://maps.app.goo.gl/ynrbWhCkvdD932uc7
Foto: Mirella Rabaioli
Trata-se de uma oficina de violão em grupo e vivência de criação artística. Serão encontros semanais ao longo de 3 meses que terão como base a “Pedagogia do Encantamento”. A prática desta metodologia desenvolvida pelo Grupo Emcantar de Araguari, MG, pressupõe que cada pessoa é constituída de uma história de vida e de potenciais intrínsecos que estão abertos ao desenvolvimento à medida que são estimulados.
Inscrições a partir de 01/03 aqui!
Escola da Floresta com oficina musical
Data: março
Local: Ponto de Cultura AMÓ
A visita guiada ao AMÓ faz parte do projeto “Escola da Floresta” e se dirige aos alunos da rede pública de ensino, neste caso às crianças do ensino fundamental. A visita é composta por uma vivência na natureza na qual o grupo aprende sobre ecologia e uma oficina de música.
ECOS na Escola
Data: março
Local: EEEB Leon von Langendonck
ECOS na Escola leva um show de música da banda Tricuíras para dentro do ambiente escolar para alunos e professores usufruirem. As canções da banda exploram temas que são essenciais para a identidade brasileira, incluindo reflexões sobre a natureza e elementos do nosso rico folclore. O trio composto por Iury Kolling, Lourenço Fagundes e Vinícius Maciel oferece uma mistura envolvente de músicas autorais.
O projeto ECOS – Quatro Estações de Arte e Sustentabilidade é realizado com recursos da Lei Complementar n° 195/2022, Lei Paulo Gustavo e tem apoio do Programa Iberescena e da Prefeitura Municipal de Maquiné.