ESTAÇÃO INVERNO / ARTES VISUAIS
Programação Completa
Flyer para download
Aconchego Cultural
Data: 05 de julho de 2025
Local: Ponto de Cultura AMÓ – Lugar de Bem Viver
https://maps.app.goo.gl/8W6YbBCWUY5oZjM28
Foto: Isabella Lacerda
À partir das 15h - Feira e fogueira
O Ponto de Cultura AMÓ convida para curtir uma tarde no solzinho de inverno de Maquiné. Vai ter Feirinha com artesanato, brinquedos, comidas e bebidas – tudo feito por artesãos e produtores locais – e fogueira, além de muita arte e cultura.
15:30h - Exposição 'Cabeças' de Isabella Lacerda
Caminhada para visitar a exposição 'Cabeças' junto com a artista Isabella Lacerda. Diferentes esculturas cerâmicas de cabeças humanas, explorando a diversidade, são instalados em um percurso pelo sítio. Do Espaço Amoreira até o Salão da Mata as peças dialogam com o conceito AMÓ – Lugar de Bem Viver e a sabedoria dos povos originários sobre sustentabilidade. A exposição aos elementos naturais permitirá que as obras absorvam as marcas do tempo.
17:00h - Exposição 'Nhemombaraete Reko Rã’i' de José Verá
Abertura da exposição e roda de conversa com o artista. A exposição traz histórias e desenhos da arte visionária de José Verá, anicião indígena mbya-guarani, desenhista autodidata que nasceu para a “contação de histórias”. Mensagens sobre ecologia e vida em comunidade permeiam a obra. Com títulos como O Lua (Jaxy), O Sol (Kuaray), Nossa mãe verdadeira (Nhandexy anhetêngua), Erva-mate (Ka'a), Escola (Nhembo'ea), as histórias evidenciam a íntima relação que têm os povos indígenas com o território.
18:30h - Pintura ao vivo com Ester Fabiana
A pintura ao vivo tem como maior objetivo despertar no espectador o encantamento da construção de uma obra do início ao fim. Valoriza o processo criativo que através de linhas, cores e formas vai tornando visível o invisível. A obra será criada diante dos olhos do público e ficará para exposição no espaço onde foi criada. Ester Fabiana nos apresenta uma arte que traz a força da leveza! A pintura ao vivo é acompanhada pela cantora e musicista Mariana Stedele.
19h - Show de música 'Língua de Fogo' com Mariana Stedele
Língua de Fogo é um show autoral criado pela jovem artista Mariana Stedele, estreado em 2024 em Porto Alegre e no litoral gaúcho, tem como protagonistas a voz, o corpo e os ritmos afro-gaúchos, a partir do contato da artista com o Mestre Paulo Romeu Deodoro no grupo de música e dança afro-gaúcha Afro-Sul Odomode. O amor e a diversidade são a identidade do projeto em resistência as emergências climáticas-sociais-políticas, refletidas em uma música popular brasileira alternativa. Os arranjos são uma parceria de Mariana com o Maestro e seu preparador vocal Renato Borba. Este fogo vem do mar. Mariana Stedele é uma flecha certeira da felicidade, uma estrela no meio do sol.
Imersão de Desenho com Alessandro Müller
Data: 19 e 20 de julho
Local: Ponto de Cultura AMÓ – Lugar de Bem Viver
https://maps.app.goo.gl/8W6YbBCWUY5oZjM28
Foto: Luana Fais Müller
A proposta do Curso Desenhando com carvão consiste em realizar uma imersão teórico-prática e demonstrativa sobre a técnica de desenho em carvão. Com a finalidade de instruir, de forma fácil e com linguagem acessível, a todos que tiverem interesse em aprender e desenvolver esta habilidade. Serão conteúdos abordados na aula: a importância do carvão para uso na arte; como se dá sua confecção e como ele surge; a importância da observação e a influência da luz e da sombra no desenho. Alessandro é artista plástico com três décadas de atuação. Licenciado em Artes Visuais e especialista em Artes (UFPEL). Possui ateliê em Gramado/RS e é curador artístico do Gramado Natural - Encontro de pintura ao ar livre.
Ateliê infantil "A arte de ver o mundo" com Gabriela Tomasín
Data: 04 de agosto a 22 de setembro, toda 2ª-feira das 10 às 11 horas
Local: Urutau - Mãe da Lua
R. do Comércio, 1207 - Barra do Ouro
Foto: Mirella Rabaioli
Esta oficina convida as crianças a explorar o mundo ao seu redor: natureza, culturas locais, memórias e pertencimento do território em que vivem. A proposta é estimular o olhar artístico e favorecer conexões afetivas com o local e as pessoas com as que vive experimentando técnicas e materiais diversos, respeitando o tempo e o universo simbólico de cada criança.
Gabriela Tomasín cursou o Bacharelado em artes visuais no Instituto Universitario Nacional del Arte (I.U.N.A), atual UNA, na Argentina. Atua na área há mais de 20 anos desenvolvendo trabalhos autorais. Em 2024, ilustrou o livro Povo Planta, da escritora Mirian Benetti.
Inscrições com Rouã pelo WhatsApp 051 997467744
Ateliê artístico "Texturas, cores e conceito" com Gabriela Tomasín
Data: 04 de agosto a 22 de setembro, toda 2ª-feira das 18:30 às 20:30 horas
Local: Urutau - Mãe da Lua
R. do Comércio, 1207 - Barra do Ouro
Imagem: Gabriela Tomasín
Esta oficina, pensada para adultos com ou sem experiência, convida a experimentar através do desenho e da pintura técnicas que permitam um mergulho nos territórios internos e externos, despertando memórias, vivências e reflexões sobre pertencimento e territórios. A partir de cores e texturas o aluno tem a oportunidade de manifestar com liberdade o seu processo criativo desenvolvendo uma consciência poética e crítica do próprio fazer artístico.
Gabriela Tomasín cursou o Bacharelado em artes visuais no Instituto Universitario Nacional del Arte (I.U.N.A), atual UNA, na Argentina. Atua na área há mais de 20 anos desenvolvendo trabalhos autorais. Em 2024, ilustrou o livro Povo Planta, da escritora Mirian Benetti.
Inscrições com Rouã pelo WhatsApp 051 997467744
Residência Artística Artes Visuais
Data: 25 a 31 de agosto
Local: Ponto de Cultura AMÓ – Lugar de Bem Viver
https://maps.app.goo.gl/8W6YbBCWUY5oZjM28
Foto: Mirella Rabaioli
A residência artística oferece à/ao artista um espaço em meio à natureza para o aprofundamento de suas pesquisas e processos criativos, além de contar com um workshop ou apresentação como contrapartida. A escolha da/do artista ou grupo se dará mediante uma chamada pública e um processo de seleção no qual as/os interessadas/os devem apresentar carta motivacional, currículo e propósito da residência. A seleção compete à equipe do projeto ECOS que busca fomentar maior diversidade de linguagens artísticas e origens das/os artistas residentes. A residência tem duração de 7 dias, sendo 6 dias reservados à pesquisa e criação da/do artista ou grupo e 1 dia para o workshop, compartilhamento ou apresentação de resultados do processo.
ECOS na Escola
Data: agosto
Local: EEEB Leon von Langendonck
Foto: Mirella Rabaioli
ECOS na Escola leva trabalhos artísticos para dentro do ambiente escolar para alunos e professores usufruirem. Depois da apresentação haverá uma roda de conversa com os artistas. No inverno, será realizado uma exposição de arte tradicional mbya guarani com Júlia Gimenes. Dona Júlia é cacique da aldeia Som dos Pássaros em Maquiné e além de ser liderança da sua comunidade ela guarda o saber e a prática arte da cestaria. Diversos trabalhos da artista serão expostos.
Escola da Floresta com oficina de artes visuais
Data: setembro
Local: Ponto de Cultura AMÓ – Lugar de Bem Viver
https://maps.app.goo.gl/8W6YbBCWUY5oZjM28
Foto: Mirella Rabaioli
A visita guiada ao AMÓ faz parte do projeto “Escola da Floresta” e se dirige aos alunos da rede pública de ensino, neste caso às crianças do ensino fundamental. A visita é composta por uma vivência na natureza na qual o grupo aprende sobre ecologia e uma oficina de artes visuais.
O projeto ECOS – Quatro Estações de Arte e Sustentabilidade é realizado com recursos da Lei Complementar n° 195/2022, Lei Paulo Gustavo e tem apoio do Programa Iberescena e da Prefeitura Municipal de Maquiné.