ESTAÇÃO OUTONO / ARTES CÊNICAS
Programação Completa
Flyer para download
Mais informações e dúvidas: 051 920016959
Espetáculo de dança “Chamas”
com Chana Manica e Fernanda Stein
Data e horário: 25/04 às 19:30 horas
Local: Ponto de Cultura AMÓ – Lugar de Bem Viver (Linha Cachoeira)
https://maps.app.goo.gl/8W6YbBCWUY5oZjM28
Foto: Estúdio Anambé
As vozes femininas se fazem presentes na forma de gesto. O espetáculo Chamas, performance de dança-teatro, tem seus alicerces em histórias de mulheres. Mulheres invisíveis, excluídas, trabalhadoras, mães, prisioneiras. Mulheres da grande comunidade chamada Brasil, que trazem na pele as marcas da desigualdade social. A partir de oficinas em diversas comunidades, os anseios, escolhas e destinos dessas mulheres foram deixando marcas e lapidando a performance. A ideia original de um trabalho solo da atriz e bailarina Chana Manica seguiu diferentes caminhos ao trilhar esse projeto e hoje chega a contar com a participação especial da bailarina Fernanda Stein em cena.
Imersão de Dança Contemporânea
com Paulo Guimarães
Data: 26 e 27 de abril
Local: Ponto de Cultura AMÓ – Lugar de Bem Viver (Linha Cachoeira)
https://maps.app.goo.gl/8W6YbBCWUY5oZjM28
Foto: Mirella Rabaioli
"O Que Ainda Não Foi Dito" é uma vivência de corpos inundados de sentimentos e histórias pare serem contados e ouvidas através de performances individuais.
O objetivo é proporcionar aos participantes uma vivência sensorial onde os corpos, em contato com a natureza, possam se despir daquilo que cobre suas essências e os impede de serem eles mesmos. Utilizando para tanto de técnicas de artes cênicas e percepção corporal. Paulo Guimarães foi bailarino da renomada Quasar Cia. de Dança (GO) e é fundador e coreografo do Grupo MEME (RS).
Espetáculo de teatro de bonecos "Brasil Pequeno"
com Genifer Gerhardt
Data e horário: 02/05 às 19 horas
Local: Escola de Arte e Cultura da Paz Dedo Verde, (Barra do Ouro, Maquiné, RS)
https://maps.app.goo.gl/9rwC7HmPMciokBdN9
Data e horário: 03/05 às 15 horas
Local: Farmacinha Comunitária Filhas da Esperança (Linha Solidão, Maquiné, RS)
Foto: Rafaela Piccinin
Tem história que é da Bahia, tem do Tocantins também. Norte, Sul, Nordeste, Centro-Oeste. Tudo alinhado como uma colcha de retalhos da avó: para lá, para cá. “Brasil Pequeno” é um espetáculo de Teatro de Bonecos em Miniatura que fala de pessoas. Pessoas que Genifer conheceu em viagens ao Brasil - um Brasil profundo. Conhecidas em olhos, ouvidos e afetos. Habitando seus bolsos, os bonecos articulados em miniatura carregam as histórias de cada ser e de cada sentir. Carregam a grandeza que habita o detalhe. Um espetáculo que fala como em sussurro da nossa gigantesca pequenez.
ECOS na Escola: “Uma viagem fantástica à cidade submersa”
com o Teatro Natureza
Data e horário: 19/05 às 15:30 horas
Local: EEQEM Santa Teresinha (Morro Alto, Maquiné, RS)
Foto: Adriana Marchiori
Vó Leda é uma ex-pescadora, contadora de histórias, amiga de todos, gentes, fauna e flora! Suas histórias que perduram no tempo, acabam por inspirar uma aventura emocionante! Maria e Pedro, junto com a Ventania Danada do Litoral, saem em busca da bôta Geraldona que desapareceu e então uma viagem fantástica acontece! UMA VIAGEM FANTÁSTICA À CIDADE SUBMERSA, tem dramaturgia original e inédita de Juçara Gaspar é inspirada livremente em A Menina E O Vento, da dramaturga Maria Clara Machado e na obra dedicada à memória do Litoral Norte da professora e historiadora Leda Saraiva Soares.
Escola da Floresta com oficina teatral
Data: 22 de maio
Local: Ponto de Cultura AMÓ – Lugar de Bem Viver (Linha Cachoeira)
A visita guiada ao AMÓ faz parte do projeto “Escola da Floresta” e se dirige aos alunos da rede pública de ensino, neste caso às crianças do ensino fundamental. A visita é composta por uma vivência na natureza na qual o grupo aprende sobre ecologia e uma oficina de teatro.
Performance “Onde? Ação n°2”
com a Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz
Data: 24/05 (horário a definir)
Local: Salão Paroquial (Linha Espraiado, Maquiné, RS)
https://maps.app.goo.gl/72RSshPfaj4pH8od8
Foto: Pedro Lucas
A performance teatral trata da luta das mulheres por memória e justiça. “Onde? Ação nº 2” provoca de forma poética reflexões sobre o nosso passado recente e as feridas ainda abertas pela ditadura militar. A ação performática se soma ao movimento de milhares de brasileiros que exigem que o Governo Federal proceda a investigação sobre o paradeiro das vítimas desaparecidas durante o regime militar, identifique e entregue os restos mortais aos seus familiares e aplique efetivamente as punições aos responsáveis.
Oficina de palhaçaria
“Clown: o prazer de ser ridículo” com Ekin
Datas e horário: 25/05, 01/06, 15/06 e 22/06 das 9 às 16 horas
Local: Ponto de Cultura AMÓ (Linha Cachoeira)
https://maps.app.goo.gl/8W6YbBCWUY5oZjM28
Foto: Mirella Rabaioli
Curso de palhaçaria voltado para o público adulto em geral (a partir dos 18 anos), com ou sem experiência nas artes cênicas, e que queira conhecer um pouco do vasto universo que abrange essa linguagem. Será trabalhado, a partir da máscara do nariz vermelho, a presença, o prazer e a liberdade de expressão. Para isso serão oferecidas práticas de meditação, atividades específicas sobre a técnica de clown, exercícios que proporcionem uma maior sensibilidade e vivências a partir das memórias da infância.
A proposta é ampliar a consciência dos participantes em busca de uma atuação sensível que expanda o olhar e desenvolva uma comunicação particular e verdadeira consigo, com o ambiente e com o outro. Além disso, o prazer será um elemento primordial que permeará todo o trabalho, como busca de uma experiência mais leve e plena, utilizando o riso como princípio de liberdade. O trabalho é direcionado a todas as pessoas que queiram mergulhar em si e deixar transparecer o que há de mais genuíno do seu Ser.
Inscrições encerradas.
Residência Artística Artes Cênicas
Data: 02 a 08 de junho
Local: Ponto de Cultura AMÓ (Linha Cachoeira)
https://maps.app.goo.gl/8W6YbBCWUY5oZjM28
Foto: Mirella Rabaioli
O AMÓ oferece aos profissionais das Artes Cênicas do RS a oportunidade de aprofundar suas pesquisas e processos criativos em meio à natureza. A residência inclui alimentação, hospedagem e uma bolsa de pesquisa.
O projeto ECOS – Quatro Estações de Arte e Sustentabilidade é realizado com recursos da Lei Complementar n° 195/2022, Lei Paulo Gustavo e tem apoio do Programa Iberescena e da Prefeitura Municipal de Maquiné.